20/06/2013

Vai e Vem de Naftalinas

A experiencia e simples e seve para observar a mudança de densidade de um material poroso após a ação de um antiácido em água. 

MATERIAIS
1 copo transparente
Água
1 Comprimido antiácido efervescente

Naftalina.

COMO FAZER
Pegue um copo de água e coloque uma ou duas naftalinas no copo, depois coloque o comprimido efervescente e observe o que acontece.
EXPLICAÇÃO

A bolinha de naftaleno afunda no copo contendo água pois tem uma densidade maior que a da água. Ao adicionarmos o comprimido efervescente notamos a produção de um gás. O gá liberado pelo comprimido é o gás carbônico. Se você observou bem de perto este experimento, deve notar que pequenas bolhas deste gás ficam presas na superfície rugosa da naftalina. Isso ocorre porque a densidade do gás carbônico é muito menor que a da água. As bolhas de gás que se prendem à naftalina, fazem com que a densidade média do conjunto naftalina-bolhas de gás fique menor que a da água. Ao chegar ao topo do copo as bolhas se desprendem da naftalina que volta a ficar mais densa que a água e afunda. O processo se repete por um bom tempo, enquanto houver bolhas de gás que levem a naftalina até o topo. No fim, a naftalina retorna ao fundo do copo, pois o gás tende a se soltar da superfície.

FONTES:www.seara.ufc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário