26/01/2013

carregado portátil de celular

Pense na seguinte situação: você ta no meio da rua e pega o celular para liga pro amigo e percebe que o celular ta descarregado. O que você faz? Obvio que nada porque não tem nenhuma tomada ou carregador por perto.
Isso agora e passado porque vou te ensina a fazer um carregador de celular portátil que você pode carrega no bolso e usa em emergências.
MATERIAIS
Uma bateria velha de celular
Uma pilha comum pequena
Um garreador universal 
Um carregador velho que der no teu celular
Papel alumínio (opcional)
fios finos
Um luga pequeno onde possa caber a bateria do celular e a pilha (opcional)
fita adesiva
COMO FAZER
Primeiro peque um pedaço pequeno de papel alumínio e enrole no fio, faça isso com 2 fios , isso melhora a condução.

Apos envolve a ponta dos fios com alumínio cole a ponta de um deles com fita adesiva no polo + da bateria e repita com o outro fio no polo - da bateria, aperte bem a fita e não deixe que as pontas dos fios se encoste.
Agora deixe a bateria de lado e repita o processo com a pilha.
Apos isso ligue a bateria em sequencia com a pilha, conectando o o polo + da bateria com o polo - da pilha ou vise-vesa.
Depois de liga as baterias deixe elas de lado e corte o cabo co carregador velho.
OBS: corte somente a cabeça do garreador e deixe o resto inteiro.
Agora ligue as baterias com o cabo do carregador assim:
No meu carregador o fio azul e + e o vermelho e -, mas isso pode varia, caso você ligue errado a bateria o celular poder reinicia, casso isso aconteça e co inverte  os fios.
O acabamento fica a sua escolha, eu apenas enrolei as baterias em um pedaço de caixa.
Quando pronto ele ficara + ou - assim:

EXPLICAÇÃO

A explicação e simples, numa bateria recarregável os elétrons vão do lado que tem menos elétrons pro lado quem tem mais elétrons, quando todos os elétrons do lado que tem menos elétrons vão todos pro lado que tem mais a bateria fica descarregada e para carregá-la e preciso que os elétrons  passem do lado que tem mais para o lado que tem menos, essa reação poderia ser feita nas baterias recarregáveis antigas simplesmente colocando a bateria no sol, mas coloca a bateria recarregável no sol só funciona nas BATERIAS ANTIGAS.
Pra uma bateria de celular carrega e preciso que uma corrente elétrica de 5,2V passe no sentido oposto o da bateria, uma bateria de celular tem 3,7V e uma pilha comum tem 1,5V, se você fizer as contas 3,7+1,5=5,2V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário