06/06/2013

Serpente do Faraó


A imagem acima e a de uma experiencia chamada "Serpente do Faraó", para sabe como ela acontece e como fazer e necessário sabe o que é tiocianato de mercúrio.
Tiocianato de mercúrio (Hg(SCN)2) e bastante utilizado em pirotecnia. Quando entra em contato com fogo acontece uma reação química com um efeito um pouco bizarro chamado de "serpente do faraó". Alem de legal a experiencia e muito perigosa pois libera vapores tóxicos, mas existe uma alternativa menos perigosa que tem um efeito parecido, mas um pouco menor.
MATERIAIS

  1.  um pilão com socador, igual ao que os cozinheiros usam para amassar alho
  2. Uma seringa
  3. Bicarbonato de sódio
  4. Açúcar
  5. Álcool
  6. Algum recipiente com graduação para medir o volume do álcool
  7. Colher
  8. Fósforos
  9. Recipiente com areia
  10. Pinça metálica

COMO FAZER

Coloque no  pilão uma parte de bicarbonato para duas de açúcar, triture bem com o socador, formando um pó bem fininho e misture-os.
Adicione algumas gotinhas de álcool para que a mistura dê liga.
Corte a parte da seringa onde se coloca a agulha e coloque dentro dela essa mistura, a fim de formar uma espécie de coluna. Quanto maior você fizer, maior será o resultado do experimento. Depois, empurre com o êmbolo para que a coluna saia da seringa e deposite-se sobre a areia.
Derrame cerca de 20 mL de álcool ao redor dessa coluna.


Com muito cuidado, coloque fogo no sistema. Você observará que à medida que queima, a coluna vai ficando preta e vai crescendo. Com a ajuda da pinça e com muito cuidado para não se queimar, vá guiando a “serpente” para que ela cresça no sentido que desejar.

EXPLICAÇÃO
O açúcar comum é a sacarose (C12H22O11) e o bicarbonato de sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3).

Quando a sacarose queima, ocorre a sua combustão completa e, assim como ocorre com todos os compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, os produtos liberados são dióxido de carbono e água:

C12H22O11(s) + 12 O2 (g) → 12 CO2(g) + 11 H2O(l)

Ocorre também a decomposição térmica do bicarbonato:

2 NaHCO3(s) → Na2CO3(s)  + CO2(g) + H2O(l)

Na2CO3(s)  → Na2O(s) + CO2(g)

Além disso, nesse processo também ocorre a combustão incompleta da sacarose, em que um dos produtos é o carbono, constituinte do carvão. É por isso que se forma a estrutura de cor preta. O gás carbônico liberado tanto na combustão completa da sacarose quanto na decomposição do bicarbonato faz a estrutura de carbono inflar, crescendo, e é isso que dá o efeito de uma serpente subindo.

FONTE: http://educador.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário