14/06/2013

Cola caseira feita de leite

A experiencia a segui mostra como fazer cola usando leite. A caseína é a principal proteína do leite e é dela que a cola caseira vai ser feita.
Materiais
2 béqueres de 200mL.
1 proveta de 50mL.
30mL de vinagre (ácido acético).
1 pedaço de pano de aproximadamente 30cm x 30cm;( malha de algodão dá bons resultados).
1g de bicarbonato de sódio (NaHCO3).
125mL de leite desnatado.
Bastão de vidro ou palito de sorvete.
Papel toalha ou jornal

Como Fazer

Adicione 30mL de vinagre nos 125mL de leite desnatado e agite bem com o bastão de vidro ou palito de sorvete.
Coloque o pedaço de pano sobre o segundo béquer e coe a mistura de caseína e soro obtidos. Este procedimento é lento e pode ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da caseína.
As porções de caseína (quase secas) devem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha ou jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.
Após a separação da caseína, que deverá ter uma consistência semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até se obter uma mistura homogênea. Acrescente 10ml de água e agite até que toda a massa seja dissolvida.

Explicações

A caseína é bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. Sua solubilidade é fortemente afetada pela adição de ácidos que, pela redução do pH, que reduz a presença de cargas na molécula, que leva a precipitação. Esta redução de pH provoca a perda do cálcio, na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado do soro.
Como a caseína se tornou insolúvel em água ao adicionarmos o vinagre, precisamos dissolvê-la para podermos usá-la como cola. Para se tornar a caseína solúvel novamente (pelo menos o suficiente para se obter uma pasta), nós devemos neutralizar o ácido adicionado com bicarbonato de sódio, que é uma base. Observa-se uma liberação de bolhas. Essas bolhas são o resultado da reação do ácido acético contido no vinagre e o bicarbonato de sódio. O gás liberado é o CO2(gás carbônico).
A adição de bicarbonato de sódio leva também à formação da caseína de sódio, que tem propriedades adesivas, além de eliminar resíduos de ácido do vinagre. Utilize pequenos pedaços de madeira ou de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em alguns minutos. Divida a cola restante em duas porções e armazene em frascos com tampa. Em um deles, adicione algumas gotas de merthiolate incolor. Feche e agite. Guarde os dois frascos por quinze dias (não coloque em geladeira) e após este período, abra-os e observe. Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantém propriedades adesivas.


FONTE: www.seara.ufc.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário