23/02/2013

Lápis giroscópico

O lápis giroscópico é um invenção minha, ele e o que podemos dizer de invento multiuso porque alem da sua função principal ele pode ser usado para fazer outras experiencias. O que eu fiz e meio grande,mas você pode fazer um menor.
O lápis giroscópio e como um lápis comum, mas ele maior e  a ponda dele gira fazendo traços diferentes do lápis comum ou de uma caneta
A imagem acima e uma digitalização de desenho que fiz com o lápis giroscópico, a imagem% de tudo que se pode fazer com ele.
MATERIAIS
Um motor de brinquedo
Duas pilhas pequenas com o porta pilhas (eu usei uma bateria de celular)
Um interruptor
Uma ponta de lápis
Um tubinho (pode ser de caneta, mas e melhor o de pirulito) 
Um tupo de papel (eu usei um tupo plastico, mas o tupo varia dependendo do tamanho do motor)
PASSO A PASSO
Para começa olhe a imagem abaixo.

Faça um circuito ligando um dos fios das pilhas no motor e o outro no interrupto, ligue também o outro fio do moto no interrupto.
agora coloque o circuito num tupo como na imagem, apos tudo feito coloque a ponta do lápis no tubinho se fica souto use um pouco de cola.
Encaixe o tubinho no eixo do motor e como na imagem dobre como na imagem.
 A imagem cima e do meu lápis giroscópico.
Quando você faze seu lápis você pode usa uma ponta de caneta invés da de lápis  mas a de caneta não e tão legal como a de lápis.
Esse projeto fica pro aqui, mas eu ainda vou ensina a fazer varias outras coisas que se pode fazer com o lápis giroscópico, mas outro dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário