24/02/2013

Desafio dos ovos


Esse desafio e ótimo para brinca com os amigos ou para tira dinheiro deles.
O desafio dos ovos e simples e qualquer pessoa pode fazer,  alem de desafio ela também seve para saber quando um ovo ta cozido ou ta cru.
DESAFIO
Para o desafio você vai precisa de 2 ovos iguais, um  cozido e outro cru.
O desafio e o seguinte, misture os ovos para a  pessoa que você desafiou não saiba qual ta cru e qual ta cozido.
Faça a seguite pergunta para a pessoa desfiada, "qual e o ovo cozido e qual e o ovo cru"
RESPOSTA
Se você pensou que fosse um jogo de aza, pensou errado porque a reposta para esse desafio e cientifica.
Para sabe qual e o ovo cozido e qual e o ovo cru você tem que gira os ovos ao mesmo tempo encima de uma messa, o ovo cozido vai gira menos e o ovo cru vi gira mais, isso acontece porque nos ovos crus a gema continua girando fazendo o ovo gira mais.

23/02/2013

Lápis giroscópico

O lápis giroscópico é um invenção minha, ele e o que podemos dizer de invento multiuso porque alem da sua função principal ele pode ser usado para fazer outras experiencias. O que eu fiz e meio grande,mas você pode fazer um menor.
O lápis giroscópio e como um lápis comum, mas ele maior e  a ponda dele gira fazendo traços diferentes do lápis comum ou de uma caneta
A imagem acima e uma digitalização de desenho que fiz com o lápis giroscópico, a imagem% de tudo que se pode fazer com ele.
MATERIAIS
Um motor de brinquedo
Duas pilhas pequenas com o porta pilhas (eu usei uma bateria de celular)
Um interruptor
Uma ponta de lápis
Um tubinho (pode ser de caneta, mas e melhor o de pirulito) 
Um tupo de papel (eu usei um tupo plastico, mas o tupo varia dependendo do tamanho do motor)
PASSO A PASSO
Para começa olhe a imagem abaixo.

Faça um circuito ligando um dos fios das pilhas no motor e o outro no interrupto, ligue também o outro fio do moto no interrupto.
agora coloque o circuito num tupo como na imagem, apos tudo feito coloque a ponta do lápis no tubinho se fica souto use um pouco de cola.
Encaixe o tubinho no eixo do motor e como na imagem dobre como na imagem.
 A imagem cima e do meu lápis giroscópico.
Quando você faze seu lápis você pode usa uma ponta de caneta invés da de lápis  mas a de caneta não e tão legal como a de lápis.
Esse projeto fica pro aqui, mas eu ainda vou ensina a fazer varias outras coisas que se pode fazer com o lápis giroscópico, mas outro dia 

22/02/2013

Pêndulo Magnético

Um pendulo consiste em um objeto que oscila em torno de ponto fixo. O pêndulo e muito utilizado nos estudos de movimento e força peso.
Um pendulo magnético e igual ao pendulo normal, tem uma pequena diferença, o objeto que oscila e um imã e na base onde fica o ponto fixo tem outro imã. O pendulo magnético e simples e personalizável, isso que dizer que você pode personaliza ele fazendo ele diferente.
MATERIAIS 
Um imã grande (você pode encontra em um auto falante grade)
Um imã pequeno (você pode encontra em fones)
Um arame rígido (você pode usa um clip de papel ou coisa do tipo)
Um fio fino
Cola quente
COMO  FAZER
Um pêndulo magnético e simples de se fazer, olhe a imagem abaixo.
A imagem explica como e montagem do pendulo.
OBS: não use um imã daqueles fones que se compra em qualquer luga porque eles são fracos e mal feitos, use um fone que acompanha o celular, os melhores imãs são os prateados.
Vejam como ficou o meu pendulo apos ter feito:




Você deve ter percebido uma característica muito legal do pendulo, o imã pequeno sempre vai fica apontando para o imã grande mesmo de lado ou de cabeça para baixo, ate mesmo quando coloca um papel ou um dedo entre os imãs.
A forma como imã pequeno balança vai depende do tipo do imã ou da posição do imã grande. você pode coloca vários imãs pequenos no luga do imã grande assim você pode consegui um balanço diferente do pendulo.

20/02/2013

Mini submarino

O submarino e uma embarcação construída para opera submesa na água, sua principal característica e a de a de controla a sua densidade para flutua sobre água ou submergir. 
O que vou ensina  e a como fazer e um mini submarino, mas não igual o da imagem acima, pelo menos não na aparência ou no tamanho.
MATERIAL
Uma tampa de caneta
Massa de modela
Uma garrafa pet (de preferencia uma pequena)
COMO FAZER 
Para começa faça uma bolinha pequena com a massa de modela e tampe o buraco pequeno que fica encima da tampa.
Agora faça uma bola grande com a massa de medela como mostra a imagem acima

Para nivela o submarino coloque ele num copo fundo, caso ele afunde retire um pouco de massa da bola grande, e caso ele flutue muito acrescente mais um pouco de massa, faça isso ate a bolinha pequena fique no mesmo nível da água como mostra a figura acima.
Apos isso encha a garrafa pet de água ate na tampa, agora com a garrafa cheia coloque com cuidado a  tampa da caneta dentro da garrafa e seu submarino vai fica pronto.
Sempre que você aperta a garrafa a tampa de caneta vai desce e quando você não apeta ela vai subi como um submarino.
EXPLICAÇÃO
Segundo o Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, estabelece que a alteração de pressão produzida num fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente.
Quando isso acontece a água entra dentro do buraco grande da tampa assim altera a densidade da tampa fazendo ela subi ou desce.

16/02/2013

telescópio caseiro

Para começa existe e 2 tipos de telescópios, o telescópio refrator, que usa lentes covergentes e o o telescópio refletor, que usa espelhos em vez de lentes. O que vou ensina a fazer e um telescópio refrator.
MATERIAIS

2 lentes de aumento (aqui eu usei lentes de óculos, mais o telescópio e melhor com lentes de aumento das grandes )

1 tupo de com o mesmo diâmetro da lente
1 tupo que encaixe dentro do primeiro e fique bem justo
cola quente

COMO FAZER
A imagem já explica todo o procedimento, olhe como ficou o meu.



Funcionamento
O funcionamento dele e simples, a primeira lente aumenta a imagem e a segunda lente aumenta a imagem da primeira, para melhora a imagem do projeto e preciso mexe nos tupos.

15/02/2013

Giroscópio

Conceito: um giroscópio e tudo e qualquer coisa que gire sobre um eixo.
Um eixo e uma linha real ou imaginaria sobre o qual um objeto gira
Existe vários exemplos de giroscópios no nosso cotidiano como os pneus da bicicleta ou da moto, você sabe porque não caímos da bicicleta ou da nodo quando estamos em movimento? não caímos por causa de uma característica do giroscópio, essa característica resiste a força da gravidade, quando adamos de bicicleta ou de moto as rodas se comportam como um giroscópio assim você não cai quando elas se movimentam.
COMO FAZER UM GIROSCÓPIO
Para fazer um giroscópio você vai precisa de uma tampa de garrafa, eu to das tampas de metal, mas você pode uma uma tampa de plastico, você também vai precisa de um prego, um palito de pirulito ou de dente e um esqueiro.

Faça um buraco no meio da tampa que de para passa o palito, se você usou um palito de pirulito queime uma ponda dele e rapidamente molhe sua mão e arredonde a ponda do palito que você queimou, assim ele vai gira melhor.
Corte um pedaço do palito do tamanho da tampa, passe o palito pelo buraco deixando o lado da ponda aredondada para baixo e para fazer o giroscópio gira basta gira a parte de cima, abaixo tem um vídeo dele funcionando.
Para mais informações aqui tem um link

14/02/2013

As 3 leis de Newton

Como vimos no poste "Quem foi Isaac Newton", Isaac newton foi um excelente físico e matemático, durante sua vida ele criou as 3 leis da física: o principio da inercia, principio da dinâmica e o principio da ação e reação. vamos aprende cada uma desas leis começando pelo...
 PRINCIPIO DA INERCIA

Conhecida como princípio da inercia à primeira lei de Newton afirma que: se a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nula, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente:
§  Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
§  Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
Newton apresentou a primeira lei a fim de estabelecer um referencial para as leis seguintes. A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial, chamado referencial newtoniano ou inercial, relativo ao qual o movimento de uma partícula não submetida a forças é descrito por uma velocidade (vetorial) constante.
“Em todo universo material, o movimento de uma partícula em um sistema de referência preferencial Φ é determinado pela ação de forças as quais foram varridas de todos os tempos quando e somente quando a velocidade da partícula é constante em Φ. O que significa uma partícula inicialmente em repouso ou em movimento uniforme no sistema de referência preferencial Φ continua nesse estado a não ser que compelido por forças a mudá-lo.”
As leis de Newton são válidas somente em um referencial inercial. Qualquer sistema de referência que está em movimento uniforme respeitando um sistema inercial também é um sistema referencial. Invariância de Galileu ou principio da relatividade newtoniana.
A lei da inércia aparentemente foi percebida por diferentes cientistas e filósofos naturais independentemente.

2ª Lei de Newton: Princípio da dinâmica


            Forças provocam acelerações. E a segunda lei de Newton diz que a aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional á força resultante que atua sobre ele. Quanto mais forte você chuta ou arremessar uma bola na horizontal, mais longe ela vai.
            Veja também que, quando maior a massa de um corpo, menor a aceleração provocada por determinada força e vice-versa. De fato, se você arremessa uma pedra bem pesada e uma mais leve com a mesma força (e o mesmo ângulo de lançamento), a mais leve vai mais longe. E também é preciso mais força para chuta uma bola mais pesada que uma bola mais leve. Portanto, quanto, quanto maior a massa de um corpo, mais difícil será mudar a sua velocidade (provoca uma aceleração).
            Em uma linguagem matemática a segunda lei de Newton fica dessa forma:

A=F/m       ou         F=m.a
            F é o modulo da força. Mas força aqui deve ser entendida como a resultante das forças que atuam sobre o corpo; m é massa do corpo; a é o modulo da aceleração.
            Como todas as leis cientificas, a segunda lei permite fazer previsões. No caso, previsões sobre como será o movimento do corpo sob a ação de determinações de determinada força. Vejamos um exemplo simples:
            Qual será o modulo das forças aplicadas sobre um corpo com massa de 10 quilogramas, que se move em linha reta, com aceleração de 5m/s²?
            Podemos usar a fórmula F=m.a:
F=10.5=50N
F=50N
            Como nós vemos, a segunda lei de Newton nos diz: ”Quanto maior a massa de um corpo, menor a aceleração, maior a força necessária para imprimir determinada aceleração.” Podemos repetir isso em outras palavras: quanto maior a massa do corpo, maior a sua inercia. Você acaba de descobrir então que a massa do corpo é a medida de sua inércia.

Princípio da ação e reação


            Esse princípio também é conhecido como Terceira Lei de Newton. Ele garante que se um corpo A aplica uma força em um corpo B, este reage e aplica sobre A uma força de mesma intensidade, porém de sentido contrário. Dito de outro modo:
            A toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e sentido contrário.
            Quando uma pessoa senta numa cadeira. Por ter peso, está empurrando o assento da cadeira para baixo. Ele reage e empurrando-a para cima. Assim, o peso da pessoa (para baixo) é equilibrado por essa força (para cima), que faz a pessoa permanece parada.
            Experimente empurrar com força uma parede. Repare que você vai se sentir jogado para o lado contrário. A parede reage á sua ação e aplica sobre você uma força de mesma intensidade, mas de sentido contrário.

FONTES: Livros didáticos: Química e física, matéria e energia.
Sites: www.wikipedialivre.com.


RESUMO
 A primeira lei diz que quando um objeto ta parado ele vai continua parado a não ser que alguma força o faça movimenta, ela também que quando um objeto ta em movimento ele vai continua em movimento ate que alguma força o faça para.

A segunda lei diz que força e igual a massa vezes a aceleração, a aceleração e igual a força dividida pela massa. através da formula do principio da dinâmica pode saber a velocidade, a massa e a aceleração, se sabe 2 das 3 coisas que citei você poderá sabe a 3 terceira fazendo os cálculos.

A terceira lei diz que para cada ação existe uma reação igual mas na direção contraria.

Cobra Giratoria

A experiencia que vou ensina e uma experiencia simples de termodinâmica e aerodinâmica, eu não sugiro fazer do mesmo jeito que eu fiz por ser meio perigoso mas também tem um jeito mais simples e seguro de fazer essa experiencia , eu vou ensina a fazer dos dois jeitos, do jeito seguro e o jeito meio perigoso.
MATERIAIS


Papel alumínio  redondo (aquele encontrado nas latas de nescau e de leite)
Uma vela (aqui eu coloquei direto no forno, mas não te sugiro a fazer)
Um arame rígido




COMO FAZER
Para fazer a cobra recorte o pedaço de alumínio que você tirou da lata do jeito que mostra  a imagem
Faça um cone com o pequeno circulo que ficou no meio

 Apos recorta e fazer o cone no no meio, você já pode brinca com a cobra, veja como.
No vídeo acima você viu como fazer a cobra gira, agora vou  ensina a fazer a cobra da maneira segura.
MATERIAIS
Um circulo de papel igual o de alumínio
Um abaju de lampada incandescente
Um arame rígido
COMO FAZER
O procedimento e igual ao primeiro, mas invés do alumínio você vai usa papel e invés de uma vela ou forno você vai usa uma lampada escandecente.
EXPLICAÇÃO
A explicação e simples, a vela ou a lampada incandescente aquece o ar e o ar quente e mais leve e vai para cima, olhe a figura abaixo para você entende melhor.  
Quando o ar quente bate no papel ele empurra o papel fazendo ele se movimentar.

13/02/2013

Quem foi Isaac Newton?


            Isaac Newton nasceu em Woolsthorp, Inglaterra, em 1642, e é, sem duvida, um dos maiores gênios que a humanidade já produziu.
            Em 1665, a peste negra, que assolava a Europa, fez com que as aulas fossem suspensas, que já frequentava a Universidade de Cambridge, voltou para sua terra natal, onde permaneceu por quase dois anos. Esses foram os anos mais proveitosos de sua vida. Nesse tempo, ele idealizou toda a sua dinâmica (as Leis de Newton), a teoria da Gravitação Universal, que explica os movimentos planetários, a Óptica e muito mais.
            Sua principal obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, é considerada a mais importante de toda a história da ciência. Ele foi também o inventor do telescópio refletor, de duas lentes, newtoniano.
            Newton recebeu em vida o reconhecimento pelo grande cientista que era. A rainha Ana da Inglaterra deu-lhe o título de Sir, horária muito cobiçada em seu país. Faleceu em Londres, em 1727, e foi sepultado na abadia de Westminster, ao lado dos grandes heróis ingleses. Em seu túmulo lê-se a seguinte inscrição (em latim): ”Alegrem-se por tal joia ter pertencido à raça humana”

02/02/2013

Mini Projetor Com Ceular

Essa e pra quem quer um cinema em casa ou reclamou da tela pequena do celular ou da televisão, o projeto foi feito pro celular, mas você pode fazer ele em uma escala maior para você pode amplia a tela da televisão ou do computado e fazer um cinema em casa
MATERIAIS
  1. Um celular
  2. Um óculos de lentes convergentes (que aumentam)
  3. Uma caixa de celular (aqui eu to usando uma que eu fiz)
  4. Um pedaço de espelho do mesmo tamanho da tela do celular ou aproximado

Como fazer

Para começa fixe a caixa e cote a lateral deixando a caixa com o mesmo comprimento que a tela do celular.
Cole o espelho dentro da caixa caixa num angulo de 45 graus virado para um buraco que  você tem que fazer do lado oposto o o espelho e do mesmo tamanho da dela do celular como mostra a figura.

Apos fazer o buraco e coloca o espelho cole um pedaço de papelão no lado que você cortou da caixa, deixei uma abertura onde caiba o celular.
Coloque o celular na abertura que você deixou, e deixe passa um vídeo no celular
OBS: PARA O PROJETOR FUNCIONA VOCÊ TEM QUE DEIXA O BRILHO DO CELULAR NO MAXIMO, USEM EM UM AMBIENTE ESCURO E USE UMA FOLHA DE PAPEL OU UMA PAREDE BRANCA PARA PROJETA A IMAGEM DO CELULAR
Aproxime a lente do óculos perto do buraco, com o celular ligado e em um luga escuro, a imagem aparecera embaçada, a qualidade da imagem projetada  vai depende de 2 coisa: a distancia entre o projetor e a parede e a distancia entre a lente e o espelho.
Apos consegui a imagem perfeita, use uma régua para media a distancia entre o buraco e a lente, cole a lente em um tupo de papel e cole o tupo no buraco (o tupo deve ter a distancia que você mediu com a régua)
Pronto você acabou de fazer um mini projetor para celular, o projetor pode ser melhorado para fazer um cinema um casa usado uma TV, um espelho maior, uma lente de aumento e uma caixa de mateira.

Como fazer fogo usando uma palha de aço

Isso não e brincadeira, e quase que obrigação leva uma lanterna e uma palha de aço para o meio da mata e você vai saber porque através de uma experiencia de física simples.
MATERIAIS PARA A EXPERIENCIA
Uma palha de aço
Uma pilha de lanterna (na experiencia eu to usado uma pilha de 9V mas você pode usa qualquer uma que funciona)
COMO BOTA FOGO
Primeiro faça uma fogueira normal, invés acende ela com um esqueiro ou com fosforo você vai acede usando a pilha da lanterna e uma palha de aço.
EXPLICAÇÃO
A palha de aço queimou porque ela tem uma resistência elétrica alta, assim fazendo com que a energia passe com  dificuldade pelo fio. A maior parte da energia que passa pelo fio e transformada e calo fazendo a palha de aço queima, depois dela começa a queima ela ela continuara a queima um pouco mais apos tira a bateria.